ANTONIO MENDES DA SILVA FILHO

Doutor em Ciência da Computação (UFPE)

 

 

 

Internet: ferramenta de colaboração

Antonio Mendes da Silva Filho

 

“The most incomprehensible thing about the world

is that it is at all comprehensible”.

Albert Einstein

 

A Internet tem modificado o modo de vida e de trabalho das pessoas e, mais ainda, tem modificado a forma de colaboração e comunicação entre as pessoas. Neste artigo, destaco a importância da Internet como ‘ferramenta’ de colaboração.

O ser humano tem na leitura um de seus principais passatempo. Nada mais gostoso existe do que gastar um tempo dedicado a leitura. E no momento, há uma enorme oferta de livros assim como textos disponíveis na Web. Atualmente a quantidade de informações disponíveis na Web é absurdamente grande. Hoje, para você leitor ter uma idéia, existe cerca de 100 terabytes de informações. O byte é uma unidade de informação. As pessoas costumam utilizar a quantidade de páginas para mensurar o tamanho de um livro. No computador, utiliza-se o byte que pode ser expresso em diversas grandezas como kilobyte 103 bytes, megabyte 106 bytes, gigabyte 109 bytes, terabytes 1012 bytes. Por exemplo, o conteúdo de uma página digitada equivale a aproximadamente 2 kilobytes.

É importante observar que essas informações são alcançáveis pelos engenhos de busca como Google e Yahoo na Web, também conhecida como a teia global de informações acessadas via Internet. Outros ainda a denominam como ciberespaço. Essa quantidade de informações equivale à cerca de 50 milhões de volumes de livros que correspondem a aproximadamente 20 bilhões de páginas. E, olha que essa é apenas a Web dita visível (ou surface Web), isto é que pode ser localizada pelos engenhos de busca. Já a chamada Deep Web contém, segundo dados do IDC, cerca de 750 vezes a quantidade de informações disponíveis na surface Web.

Uma das principais modificações trazida pela Internet é a forma pela qual as pessoas colaboram nas mais diversas atividades como, por exemplo, trabalho profissional, exercícios escolares, desenvolvimento de projetos, realização de procedimentos cirúrgicos e reuniões de negócios.

Aqui, quero destacar um produto resultante do advento da Internet, que tem sido adotado com sucesso pelos usuários em todo o mundo. Trata-se da Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/) que compreende uma enciclopédia na qual você não apenas acessa para consultar por informação desejada, mas também é parte dela (Wikipédia) podendo colaborar, provendo informações para essa enciclopédia.

Vale ressaltar que a colaboração é apontada por educadores, psicólogos e outros profissionais preocupados com o processo cognitivo e de aprendizado como um dos principais motivadores do processo de aprendizagem. Eu diria que ela é o catalisador desse processo. Se considerarmos o universo dos estudantes, pode-se tentar classificar a aprendizagem em função do modo que eles se beneficiam do conhecimento adquirido:

  • Como os estudantes adquirem e constroem conhecimento?

  • Como os estudantes buscam conhecimento que precisam utilizar?

  • Como os estudantes evoluem o corpo de conhecimento adquirido?

  • Como os estudantes desenvolvem mecanismos de aprendizagem?

Note ainda que os estudantes se considerarmos especificamente o aprendizado na educação ou as pessoas numa ampla variedade de atividades podem colaborar visando a aprendizagem de diversas maneiras como, por exemplo, em grupos de estudo, grupos de pesquisa, grupos de trabalho e comunidades online. O mais interessante nisso tudo é a colaboração espontânea. Veja o que ocorre com a Wikipédia e outros exemplos como a Digital History, na qual há uma colaboração ativa e em pro da construção de uma fonte de informação.

Um dos principais atrativos da Wikipédia é que nela o usuário tem a oportunidade de adicionar informações à enciclopédia, colaborando para enriquecer o conteúdo disponibilizado. Perceba o interesse natural dos usuários em ‘construir’ a fonte de informação. Note que aqui recai o porque da predisposição humana (dos usuários) em se tornarem parte daquele produto (enciclopédia) que está sendo construído. Quando o estudante, o profissional ou qualquer outra pessoa percebe que ele é parte do processo, ele naturalmente aumenta seu interesse em participar. Vale ressaltar que estudantes e profissionais têm maior predisposição em participar e colaborar quando as tarefas a ele atribuídas requerem algum tipo de análise e julgamento.

Quando você sente que faz parte de um processo, que você está participando da construção de um produto, então você tem seu interesse em colaborar intensificado. É o que ocorre com os Wiki’s na Web. Os wiki’s compreendem um conjunto de páginas Web que são estruturadas e interligadas, podendo ser acessadas por usuários interessados em contribuir adicionando novos conteúdos, modificando o conteúdo existente ou, simplesmente, fazendo consultas. Os wiki’s são considerados páginas Web colaborativas já que elas incentivam a colaboração entre os participantes. E, o exemplo de wiki bastante utilizados pelos usuários da Internet é a Wikipedia (www.wikipedia.org ou, em Português, pt.wikipedia.org), considerada uma enciclopédia na qual os usuários da Internet têm acesso com objetivo de consulta e colaboração. Outro recurso de colaboração proporcionado pela Internet que tem tido uso intensivo são os blogs discutidos nos links destacados no final do artigo.

Colaborar é uma forma de aprender, construir um produto e de crescer. Quando participamos, somos parte do processo, aprendemos e crescemos como pessoa, o que é da natureza humana. E, que bom que a Internet tem ajudado as pessoas a colaborarem e descobrirem novas formas de aprender.

 

Leitores interessados no tópico podem encontrar mais informações nos links:

Internet: conectividade e comportamento humano

O papel da tecnologia da informação e comunicação na melhoria do processo de ensino e aprendizagem

Internet: catalisador da Educação e Comunicação

Blog: Comunicação, Informação e Ética

Blog: um novo poder de comunicação

 

versão para imprimir (arquivo em pdf)

incluir email
cadastre seu email e receba a REA
E-mail:
participe
 

 

 

clique e acesse todos os artigos publicados...  

http://www.espacoacademico.com.br - © Copyleft 2001-2009

É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída