ANTONIO MENDES DA SILVA FILHO

Doutor em Ciência da Computação (UFPE)

 

 

 

Internet: catalisador da Educação e Comunicação

Antonio Mendes da Silva Filho

“Before God we are all equally wise - and equally foolish.

Albert Einstein

A Internet tem servido à sociedade de maneira democrática, se consideramos a população incluída digitalmente, oferecendo-lhe oportunidades de acesso a informação, serviços e comunicação. Mais ainda, ela tem sido um catalisador para educação, permitindo acesso e troca de informações de maneira fácil e ágil. Isso tem sido motivador para estudantes de diversos níveis e os professores com isso assumem um papel, cada vez mais, de facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Esse redesenho do processo de ensino e aprendizagem tem ocorrido desde meados da década de 90 quando o uso da Internet começou a se intensificar.

Segundos dados estatísticos disponíveis no site da Internet World Stats (http://www.internetworldstats.com/stats.htm), existe hoje cerca de 1,4 bilhão de usuários da Internet, conforme ilustrado na Figura 1. No Brasil, há quase 43 milhões desse total. Hoje, os usuários de Internet correspondem a aproximadamente 23% de toda população.

Figura 1 – Distribuição de usuários da Internet.

 

Esse avanço na inclusão digital, apesar de moderado, tem trazido chances às pessoas de terem um acesso maior a informações e proporcionado um meio adicional para comunicação. No campo da educação, cabe destacar que as ‘fronteiras’ da sala de aula têm estado num processo de mutação, facilitando cada vez mais o processo de consulta, ensino, aprendizado e colaboração entre estudantes, professores e profissionais de várias especialidades. Uma modesta parcela dos educadores já percebeu a riqueza das TIC’s e, especificamente da Internet, bem como elas podem aprimorar o processo de aprendizado.

Bons resultados de uso da Internet é uma realidade nas escolas, faculdades e universidades e, nesse sentido, é preciso ampliar e compartilhar essas experiências de modo a gerar multiplicadores para que uma parcela maior da sociedade possa também se beneficiar. Dentre os recursos que têm sido empregados por educadores, pode-se destacar o uso de correio eletrônico, fóruns, comunidades online, páginas Web, wiki’s, salas de bate-papo (conhecidas como chats) e blogs.

As páginas Web compreendem o conjunto de páginas que compõem a Web. Diversos são os exemplos de páginas Web conhecidos também com site (termo em Inglês) ou sítio com já tem sido traduzido para o Português. Exemplos de páginas Web ou sites compreendem os buscadores, universidades, instituições públicas (do governo nas três esferas), além de sites de conteúdo.

Já as comunidades online, por exemplo, são também conhecidas como comunidades virtuais ou comunidades eletrônicas (e-community). Elas compreendem um grupo de pessoas de interagem entre si fazendo uso de algum meio de comunicação como telefone, correio eletrônico, mensagens instantâneas ou salas de bate papo (chats), com objetivo de trocar, obter e fornecer informações com fins de educação, social e/ou profissional. Quando o meio de comunicação é a Internet (uma rede de computadores de alcance global), denomina-se esse grupo de comunidade online.

Os Wiki´s, por outro lado, compreendem um conjunto de páginas Web que estão estruturadas e interligadas, as quais podem ser acessadas por usuários interessados em contribuir adicionando novos conteúdos, modificando o conteúdo existente ou, simplesmente, fazendo consultas. Os wiki’s são considerados páginas Web colaborativas já que elas incentivam a colaboração entre os participantes. Um exemplo de wiki bastante utilizados pelos usuários da Internet o Wikipedia (www.wikipedia.org ou, em Português, pt.wikipedia.org) , considerada uma enciclopédia na qual os usuários da Internet têm acesso com objetivo de consulta e colaboração.

Um outro exemplo que agrega vários desses recursos é o ambiente TelEduc (http://www.teleduc.org.br/) que tem sido usado para ensino a distância além de também permitir a administração de cursos via Internet. Esse ambiente foi desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada a Educação da Unicamp e tem tido ótima receptividade e uso em várias instituições.

Outro exemplo de ambiente de administração de cursos (à distância), similar ao TelEduc, é o moodle (http://moodle.org/) o qual no Brasil é adotado em várias instituições, dentre elas, tem-se a UNB (http://www.aprender.unb.br/).

Esses exemplos apontados acima são apenas algumas das experiências que têm sido observada. E, observe em tudo o que foi discutido que o acesso a Internet abre muitas oportunidades de enriquecimento em termos de formação educacional, seja ela exercitada pela curiosidade dos próprios estudantes ou com a orientação do professor. Se você ainda não teve a oportunidade de visitar o site da Biblioteca Digital no Portal Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br), fica aqui a sugestão, site no qual você poderá explorar conteúdos de diversas obras de literatura e musica.

Leitores interessados no tópico podem encontrar mais informações nos sites:

Mundo Virtual Requer Inclusão Digital

O Papel da Tecnologia da Informação e Comunicação na Melhoria do Processo de Ensino e Aprendizagem

Biblioteca Nacional Digital

Biblioteca Digital Paulo Freire

Enciclopédia Digital Wikipedia

 

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