por ANTONIO MENDES DA SILVA FILHO

Doutor em Ciência da Computação (UFPE)

 

O profissional da informação na era da conectividade

por Antonio Mendes da Silva Filho

 

“It is of the highest importance, in the art of detection, to be able to recognise out of a number of facts which are incidental and which are vital...”

Sherlock Holmes

 

Hoje vivenciamos a supremacia da informação. Ter a informação certa na hora certa de modo seguro. Atualmente, não apenas as organizações, mas também os profissionais da informação (i.e. aqueles que têm a informação com sua ferramenta de trabalho) precisam cada vez mais de agilidade na obtenção das informações. Portanto, dispor, de modo contínuo, de informação customizada em questões de minutos, além de assegurar acesso a informação e oferecer diferentes níveis de informação em conformidade com as necessidades dos usuários e empresas é de suma importância para os profissionais da informação. No âmbito corporativo, a capacidade de compartilhar uma ‘consciência organizacional’, criar conhecimento, e prover suporte a colaboração irá transformar a vantagem da disponibilidade da informação em vantagem operacional.

Figura 1 – Era da Conectividade.

O momento atual e vindouro compreende o que é denominado de era da conectividade, conforme ilustra Figura 1. Essa era se caracteriza por intensa troca de informações, além da sobrecarga de informação que é continuamente disponibilizada por uma miríade de fontes. Adicionalmente, as interdependências das tarefas corporativas requerem interação acentuada com volume de dados cada vez maior. Tal cenário já é bastante comum dentro das grandes corporações e seus profissionais da informação são ‘atirados a esse mar de informações’ e sua atuação começa a ser cada vez mais determinada pelo nível de demanda.

Nesse sentido, é importante destacar que o custo das atividades dos profissionais da informação(PI) passa compor parte significativa do custo operacional de uma organização, conforme ilustra quadro abaixo.

 

Atividades

horas/PI/sem

Custo PI/sem

Custo PI/ano

Ler e responder emails

15

375,00

19.500,00

Criar documentos

15

375,00

19.500,00

Analisar informações

10

250,00

13.000,00

Efetuar busca

10

250,00

13.000,00

Editar/revisar

7

175,00

9.100,00

Coletar informações

7

175,00

9.100,00

Arquivar e organizar

5

125,00

6.500,00

Figura 2 – Custo do profissional da informação.

Perceba que o custo é elevado e principal razão por esse crescimento é o volume crescente de informações que precisam ser tratadas pelas organizações. E, um dos principais problemas para lidar com a sobrecarga da informação é que mais de 70% dos dados existentes não é estruturado, o que impõe dificuldade na forma de localizar e tratar. Uma possível solução para esse problema é reusar artefatos da informação e, para tanto, deve-se:

  • Fazer a ‘junção de informações de múltiplas fontes gerando “conhecimento”

  • Ter acesso ao status (baseado em conhecimento de) condição, planejamentos e execuções

  • Gerenciar, compartilhar e compreender o extenso volume de informações relevantes

  • Rapidamente (re)configurar aplicações (asset assignment in real-time)

  • Prover interoperabilidade com sistemas legados

  • Planejar e avaliar fazendo uso de informações aproximadas, incompletas e erradas

  • Dispor de ferramentas automatizadas de suporte analítico para trabalhar com conjunto de fatos discrepantes e incompatíveis para chegar a soluções e/ou conclusões válidas

Outra alternativa que pode ser explorada é prover mecanismos que apóiem a gestão do conhecimento no âmbito corporativo. Nesse sentido, muito valem as palavras do mestre Sherlock Holmes que nos sugere aguçar nossa habilidade de reconhecer quais informações são vitais a nosso interesse e/ou da corporação.

Leitores interessados no tópico podem encontrar mais informações no sites:

http://www.espacoacademico.com.br/059/59silvafilho.htm

http://www.espacoacademico.com.br/079/79amsf.htm

http://www.espacoacademico.com.br/075/75amsf.htm

http://www.espacoacademico.com.br/058/58silvafilho.htm

   

 

 

versão para imprimir (arquivo em pdf)

incluir email
cadastre seu email e receba a REA
E-mail:
participe

 

 

 

clique e acesse todos os artigos publicados...      

http://www.espacoacademico.com.br - © Copyleft 2001-2008

É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída