por ANTONIO MENDES DA SILVA FILHO

Doutor em Ciência da Computação (UFPE)

 

Design de Interfaces: foco no usuário e simplicidade

 

You know you've achieved perfection in design,

Not when you have nothing more to add,

But when you have nothing more to take away.”

Antoine de Saint-Exupery

 

Design é um campo interdisciplinar que compreende atividades de concepção e projeto de um novo produto que pode, por exemplo, ser um veículo ou apenas seu painel, um novo modelo de telefone celular ou computador, uma interface (gráfica) de usuário de alguma loja virtual ou de sistema desktop (que você use em seu computador pessoal ou notebook).

Design é, na realidade, uma atividade que abrange uma ampla gama de aplicações e ao mesmo tempo requer do designer (ou algumas vezes chamado projetista) uma atenção especial com os aspectos funcionais e estéticos do produto, além de exigir muita imaginação e habilidade para criar modelos e fazer ajustes iterativos e re-design. Os designers assim como os artistas têm sempre sido influenciados pelo ambiente onde vivem, e isto reflete exatamente o tempo e o lugar. Em outras palavras, o design similarmente a arte acompanham as necessidades de seu tempo e lugar.

Segundo o pensamento de Antoine de Saint-Exupéry capturado na frase acima, é difícil saber quando se alcançou a perfeição no design. Entretanto, ele apontou que ela pode ser alcançada tornando-o mais simples, que podemos interpretar como ´facilitar a vida do usuário´. Simplicidade no design é essencial para a satisfação do usuário e sucesso de um produto ou sistema. Uma questão que costumo levantar em palestras e aulas com meus alunos é: Por que o Google se tornou no site de buscas mais usado? A resposta é: A necessidade humana por acesso a informação e simplicidade. O segundo motivo é, na realidade, o principal. Não há nada mais fácil do que fazer uma busca no Google. Você tem uma tela quase toda branca e apenas uma janela na qual você digita as palavras referentes ao conteúdo de seu interesse. Você nem qualquer outra pessoa precisa de treinamento ou auxílio para fazer isso. Por que? Trata-se de um único serviço que disponibilizado ao usuário e da forma mais simples possível.

Hoje em dia, os processos existentes nas empresas exigem que haja um suporte automatizado às tarefas das pessoas de maneira estruturada e previsível de trabalho. Além disso, há a necessidade imprescindível de interação. Tudo isso requer adequado design de equipamentos e de sistemas (ou ferramentas) de software de modo a tornar mais intuitiva e fácil às atividades de seus usuários, minimizando o tempo de realização do trabalho.

Disso tudo o que foi dito acima, você deve perceber que o design é uma atividade essencial às pessoas e determinante no sucesso dos produtos, especificamente, os novos produtos. O surgimento e, principalmente, o sucesso de novos produtos no mercado é determinado pela riqueza e simplicidade do design. Veja que paradoxo. Ser ao mesmo tempo rico em detalhes e suficientemente simples de usar. Um ótimo exemplo recente é o  i-Pod da Apple.

Uma inovação um tanto arrojada em termos de design foi feita pela Microsoft ao dar entrada numa patente intitulada “Adaptive Heads-up User Interface for Automobiles”. Trata-se de um display que pode ser usado para mostrar informação para navegação do veículo, informação sobre as condições do carro, informação sobre as condições do tempo, informação sobre a condição de saúde do motorista, informação sobre musicas que estão tocando no sistema de som (ou i-pod) no carro. Há inúmeras possibilidades que podem ser exploradas. Imagine essa informação integrada ao pára-brisa do veículo de modo que as possíveis informações e aplicações mencionadas acima servem para mostrar como a Microsoft pode explorar essa patente.

Em princípio, você poderia pensar que tais informações poderiam distrair o motorista. Entretanto, elas podem ser colapsadas (minimizadas ou escondidas) atendendo às preferências do motorista. Segundo objetivos descritos no documento da patente, o intuito é de incrementar o grau de consciência do motorista disponibilizando um conjunto de informações pertinentes ao contexto e momento vivenciado pelo motorista. Esse tipo de display pode também alertar o motorista sobre as condições de estrada, situação de tráfego ou mesmo acidentes no percurso que ele planejou.

Essa iniciativa denominada Windows Automotive da Microsoft revela a habilidade da empresa em se colocar sempre à frente do mercado e também de inovar no design de novos produtos. Uma das intenções da empresa é a de permitir que os usuários possam explorar recursos de vários dispositivos do veículo e outros como (telefone celular, i-Pod) sem a necessidade de uso das mãos. Trata-se de uma nova tecnologia inova tanto do ponto de vista de design quanto de facilidade de uso e simplicidade para o usuário.

Perceba que o design é uma atividade determinante no cotidiano das pessoas e também de sucesso das empresas. Um dos recentes exemplos foi o i-Pod da Apple. Em breve, teremos novidades da Microsoft no setor automotivo.

Leitores interessados no tópico podem encontrar mais informações no sites:

Sobre a importância do Design para nosso cotidiano

O Papel da Diversidade Humana no Design de Interfaces

O Design e sua Importância em Aparelhos Celulares

 

por ANTONIO MENDES DA SILVA FILHO

   

Clique e cadastre-se para receber os informes mensais da Revista Espaço Acadêmico

 

clique e acesse todos os artigos publicados...  

http://www.espacoacademico.com.br - © Copyleft 2001-2007

É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída