por ANTONIO MENDES DA SILVA FILHO

Doutor em Ciência da Computação (UFPE)

 

Telefonia Celular determinará novo mercado da Internet

 

I never think of the future - it comes soon enough”.

Albert Einstein

Não há nada melhor do que a condição de poder comunicar-se com qualquer pessoa, que pode estar em qualquer lugar num determinado instante. Pois é, os significativos avanços das telecomunicações e, mais especificamente, da telefonia celular tem tornado esse desejo em realidade. O ser humano é, por instinto, movido a desejos que se transformam em necessidades motivam engenheiros a desenvolver novos dispositivos a fim de atender esse tipo de demanda. Atualmente, cerca de 38% da população mundial, isto é, pouco mais de 2.5 bilhões de pessoas têm telefone celular e esse é um mercado que não pára de crescer. Segundo Anatel (www.anatel.gov.br ), o Brasil tinha em fevereiro de 2007 quase 102 milhões de usuários.

As empresas e, especificamente, a Vodafone (http://www.vodafone.com/ ), maior operadora de celular do mundo que atualmente tem mais de 200 milhões de assinantes, está sintonizada e de olho nesse mercado que será o novo determinante de crescimento da Internet. Em meados de março/2007, foram feitas demonstrações de chamadas telefônicas usando celular juntamente com Skype (http://www.skype.com/intl/en/ ). A meta é, no futuro lançar esse novo serviço denominado de Starfish, conforme divulgado no site da Computer World.

O interessante a se observar é a combinação de esforços de uma da maiores empresas de telefonia celular(Vodafone) com a maior empresa de telefonia via Internet (Skype). Essa combinação permite não apenas o uso da telefonia celular para o tráfego de voz (para comunicação entre pessoas), mas também para tráfego de dados e ainda multimídia.

Veja, por exemplo, a grande quantidade de serviços e informações que podem ser oferecidos via celular, como ilustrado na Figura 1. A diversidade de uso é um fator determinante para estimular a adoção por grande quantidade de pessoas de uma nova tecnologia.  

Figura 1

Importante salientar que o percentual de usuários de celulares que usam o aparelho para enviar/receber emails é de pouco mais de 30% enquanto que menos de 20% usam celular para  acessar informações (como, por exemplo de banco) via Internet. Note que esses valores variam conforme a faixa etária e renda das pessoas.

Atualmente, um dos mercados consumidores mais promissores na área de telefonia celular é a Índia. Já de olho nesse mercado promissor, a Vodafone fez a oferta de US$ 11.1 bilhões pela aquisição da empresa indiana Hutchison Essar. Embora uma decisão final do governo indiano tenha sido adiada, conforme divulgado na mídia (http://www.cnbc.com/id/17861256 ), é provável que o negócio seja concretizado antes de maio desse ano. Um dado importante da Índia é a taxa de crescimento de usuários de celulares que é da ordem de 6 milhões a cada mês. Aqui, no Brasil, o número de novos usuários cresce em cerca de 1 milhão por mês.

Outro aspecto a se considerar na maneira ágil empreendida pela Vodafone é seu posicionamento no mercado consumidor final que tem uma crescente população de usuários de celulares acessando internet como também o planejamento de migração de serviços corporativos de telefonia, como ilustrado na Figura 2, usando a telefonia da Internet, oferecida pelo Skype (www.skype.com ).  

Figura 2

Não há nada melhor do que a condição de poder comunicar-se com qualquer pessoa, que pode estar em qualquer lugar num determinado instante... Isso já é realidade, pois o custo da comunicação vai ser reduzido através da combinação do uso da tecnologia de telefonia via Internet oferecida, por exemplo, pelo Skype com a escalabilidade de um universo grande de usuários que hoje já excede a 1/3 da população mundial.

Leitores interessados no tópico podem encontrar mais informações no sites:

http://www.espacoacademico.com.br/070/70amsf.htm

http://www.internetworldstats.com/stats.htm

http://www.espacoacademico.com.br/026/26amsf.htm

 

por ANTONIO MENDES DA SILVA FILHO

   

Clique e cadastre-se para receber os informes mensais da Revista Espaço Acadêmico

 

clique e acesse todos os artigos publicados...  

http://www.espacoacademico.com.br - Copyright © 2001-2007 - Todos os direitos reservados