Por ANTONIO MENDES DA SILVA FILHO

Professor do DIN/UEM. Doutor em Ciência da Computação

 

 

Programando com XML

 

Antonio Mendes da Silva Filho. Programando com XML. Rio de Janeiro: Editora Campus/Elsevier, 2004, 332 p.Desde meados da última década, temos testemunhado um crescimento espantoso da Web e, aliado a ele, observado as limitações da linguagem HTML (HyperText Markup Language).

Em resposta à crescente demanda de extensões bem como da necessidade de interoperabilidade, houve um esforço inicial de estender a linguagem HTML provendo ela com folhas de estilo em cascata, mais comumente conhecida como CSS (Cascading Style Sheet). Entretanto, essa solução constituiu-se apenas num paliativo. Como resultado, um esforço coordenado pelo W3C (WWW Consortium) foi movido visando oferecer uma nova linguagem que pudesse satisfazer às necessidades de interoperabilidade, escalabilidade e flexibilidade, permitindo-se fácil extensão.

Surge, então, a linguagem XML (Extensible Markup Language) que é caracterizada por prover independência de dados bem como separar conteúdo de apresentação. Um programa em XML compreende a descrição de dados, tornando-se possível seu processamento por uma aplicação. XML tem sido, cada vez mais, utilizada por desenvolvedores de aplicações devido ao suporte que ela oferece tanto a interoperabilidade quanto funcionalidade da Web. Trata-se de uma linguagem baseada em texto a qual permite qualquer pessoa escrever um código em XML, sendo ele, facilmente, tanto compreensível às pessoas quanto manipulável aos computadores.

O suporte que a XML oferece a separação entre conteúdo e apresentação é um aspecto de suma importância na linguagem. Considere, por exemplo, um repositório de dados. XML poderia ser usada para armazenar e exibir informações estáticas desse repositório.

No entanto, adicionalmente, você ainda é permitido manipular as informações, ou seja, extrair, filtrar, buscar e ordenar informações. Essa característica juntamente com suporte a interoperabilidade constituem fatores determinantes na escolha de tecnologia para desenvolver aplicações orientadas para Web. Além disso, o ‘casamento’ da linguagem XML com Java é aspecto chave para o desenvolvimento de aplicações orientadas para Web.

Torna-se imperativo ainda acrescentar que XML é uma linguagem simples, possui estrutura de dados rica, permite a troca e exibição de conteúdo de bases de dados e pode ser utilizada como formato para troca de mensagens na comunicação entre aplicações. Dentre essas, a troca de mensagens na comunicação entre aplicações de empresas oferece um meio de comunicação de baixo custo para aplicações B2B (Business to Business) e esse é uma das áreas que também pode tirar proveito da tecnologia XML contanto que protocolos seguros (com recursos de criptografia) sejam usados para assegurar as comunicações.

Todavia, embora a tecnologia de XML esteja presente desde a segunda metade da década de 90, é escassa, se qualquer, a existência de texto na língua portuguesa tratando sobre esse conteúdo de forma didática, que permita ao leitor desenvolver programas, fazendo uso de exemplos, bem como mostre como a tecnologia XML pode ser relacionada com outras tecnologias, tais como XSL, DOM, SAX, Java, dentre outras.

Objetivando-se preencher essa lacuna e atender à necessidade de um texto didático com exemplos completos e ilustrativos, o livro Programando com XML, Editora Campus/Elsevier (www.campus.com.br) apresenta a linguagem XML e mostra como ela pode ser utilizada em conjunto com outras tecnologias.

O referido livro:

  • Mostra como ‘casar’ XML com diversas tecnologias, tais como XSL, DOM, SAX e Java, objetivando desenvolver aplicações orientadas para Web.

  • Serve como excelente guia para projetistas interessados em tornar seus sites mais sofisticados e flexíveis.

  • Examina como arquitetos de software podem criar interfaces entre aplicações Web, visando tratar questões de integração

  • Contém mais de 100 exemplos com listagens completas de código.

Assim, este livro é recomendado a toda pessoa envolvida com desenvolvimento de aplicações Web bem como a estudantes a nível de graduação e pós-graduação, professores e profissionais interessados em aprender a desenvolver programas utilizando XML.

 

 

clique e acesse todos os artigos publicados...

http://www.espacoacademico.com.br - Copyright © 2001-2004 - Todos os direitos reservados