A oração e o alento do leitor

 

Por ANGELO PRIORI
Doutor em História, é presidente da Associação dos Docentes da UEM (Aduem)

Tenho publicado artigos nos jornais, quase que semanalmente. Faz parte de uma meta que eu mesmo me impus. São textos de análise sobre a conjuntura política e social, sobre ciência e tecnologia, sobre universidades (aliás meu tema preferido). É bom escrever para os jornais, além de ajudar no desenvolvimento da escrita e do raciocínio, a gente acaba divulgando idéias e criando uma interlocução com o público leitor.

Na semana da páscoa desse ano, fiz publicar em um jornal de Maringá (PR), um artigo em forma de oração, intitulado "oração dos governadores". Era um crítica dirigida ao governador do Estado do Paraná, Jaime Lerner (PFL). Mas que também poderia ser estendida aos demais, sobretudo aqueles que usam o erário público para o bem do seu grupo político e dos seus amigos.

Nunca recebi tantos e-mails na vida. Muitos elogiando, outros criticando, outros dando sugestões de versos. E o que foi mais interessante, a oração ganhou "pernas" (no bom sentido). De vez em quando alguém me escreve dizendo que viu a oração publicada em algum jornal. Esses dias mesmo, recebi um e-mail de um cidadão do Rio Grande do Norte, dizendo que o jornal da sua cidade havia publicado a oração. Em princípio não acreditei. Fiquei pensando, como isso chegou lá? Deve ser coisas da internet.

Tenho recebido também e-mails de pessoas, pedindo que eu republique a oração, como a Vera Lúcia Meneses, de Londrina; o Adalberto Torres, de São José dos Pinhais; o Amauri Cerqueira Filho, de Bofete (SP) e a Ana (que não mandou o sobrenome, nem a cidade), mas pelo seu servidor de internet, eu desconfio que ela seja do Sul. Tudo bem! Como eu disse que é importante essa interlocução com os leitores, aproveito a boa vontade do editor do site "espaço acadêmico", para novamente divulgar. E que todos nós sejamos salvos das ações políticas e desumanas de pessoas como FHC, ACM, Jader, Lerner etc. Amém!



ORAÇÃO DOS GOVERNADORES
(por Angelo Priori)

Ó Senhor, que ressuscitastes para trazer esperança para os desesperançados, alegria para os que vivem tristes, paz para os que estão em guerra, sabedoria para os incautos, luz para as trevas, salvação para os pecadores.

Ajudai-me Senhor a ter humildade para rever os meus erros e pedir perdão a quem tanto eu faço sofrer.

Perdoai-me Senhor se um dia eu deixar que uma criança vá para a escola e lá não encontre nenhum professor em sala de aula.

Perdoai-me Senhor para que eu não fique tentado a desviar as verbas do FUNDEF para outros fins que não seja para o bem da educação.

Ajudai-me Senhor para que a população do meu estado tenha atendimento digno na área de saúde e que as pessoas não fiquem horas na fila para ser atendido em um pronto-socorro, que não faltem medicamentos em um posto de saúde e que não haja desvio de verbas do SUS.

Perdoai-me Senhor se eu privatizar o Banco do Estado para saldar a dívida com o Banco Central e, assim mesmo, não conseguir.

Demovei-me Senhor da idéia de privatizar, a qualquer custo, as companhias de Energia e de Água.

Dai-me paz e tranqüilidade Senhor se eu mentir para a população que as privatizações são uma política imposta pelo governo federal.

Confortai-me Senhor se eu repassar as estradas públicas para diversas concessionárias e autorizar cobrança abusiva de pedágios.

Reconfortai-me Senhor se as concessionárias não fizerem os reparos e duplicações que estão no contrato e mesmo assim continuar cobrando os pedágios.

Lembrai-me Senhor para eu não deixar as estradas secundárias esburacadas e intransitáveis e que nenhuma vida possa ser tirada do convívio dos seus por esse motivo.

Iluminai-me Senhor para que eu não me sinta tentado a comprar os deputados toda vez que eu não conseguir aprovar um projeto de meu interesse.

Ajudai-me Senhor, que nenhum secretário ou ex-secretário meu possa ser preso dirigindo alcoolizado ou tenha o seu nome envolvido com o narcotráfico.

Demovei-me Senhor da idéia de realizar os jogos da natureza apenas para promoção própria.

Estimulai-me Senhor a investir nas universidades, em ciência e em tecnologia.

Dai-me vontade Senhor de fazer a reposição salarial dos funcionários públicos, como determina a constituição.

Perdoai-me Senhor, se algum trabalhador sem terra for assassinado pela polícia do meu estado e se houver despejos durante a madrugada.

Ajudai-me Senhor para que eu não me envolva em esquemas de corrupção e que eu não tenha o meu santo nome envolvido em nenhum esquema de corrupção em alguma cidade do estado.

Livrai-me Senhor do convívio com pessoas corruptas, doleiros e estorquidores de todo o tipo.

Dai-me tranqüilidade Senhor para que eu possa governar o Estado como um todo, olhando as regiões eqüitativamente.

Demovei-me Senhor da idéia de priorizar os investimentos na capital do estado em detrimento do interior.

Salvai-me Senhor se eu ficar tentado a desviar recursos públicos do Estado para a construção de um shopping center em Miami.

Amém!

 

ANGELO PRIORI

     

 


http://www.espacoacademico.com.br - Copyright © 2001-2003 - Todos os direitos reservados